Uma cor chama atenção, ela tem todo um sentido “histórico-filosófico”, e significa para a publicidade uma forma de melhorar as vendas, chamar atenção do consumidor, tornar um produto mais conhecido, etc. Legal tudo isso, diria até mesmo interessante.
Para a notícia isso nada influencia, para que saber de cores e pontinhos? Se o maior significado da noticia, o melhor dela é o ineditismo. O fato ocorrido há minutos, ou há horas, e que será publicado com um titulo grande, chamativo.
No jornalismo, não importa as cores, o que importa é o fato que seja de interesse da maioria, ou que seja de interesse dos leitores de um determinado veiculo de comunicação. Não, não estou menosprezando o trabalho publicitário, concordo plenamente. Mas o trabalho publicitário deve ser direcionado aos publicitários, ou futuros publicitários. A questão é que nós estamos aqui para mostrar fatos, notícias, acontecimentos, e sem “fantasiar” sobre os assuntos, é somente a “verdade” crua, para que nossos leitores possam digerir as informações e transformar em suas mentes esses fatos em pensamentos.
Hoje o pensamento dos leitores é um dos fatores que mais influência no segmento da notícia. A forma como podemos descrever um assunto, seja um assunto político ou um assunto cultural, isso define como nosso leitor irá acompanhar ou não nosso pensamento. E até mesmo criar sua própria opinião. Por isso acho o jornalismo fantástico. Nós damos o ponta pé e o leitor cria sua opinião ou concorda com a nossa, o que difere na publicidade, onde o leitor é fixado a um pensamento, a um consumismo.
Por isso, e também por outros fatos que escolhi este caminho, melhor você motivar mentes pensantes com conhecimento, do que forjar o uso de produtos ou marcas, apenas para enriquecimento financeiro.

2 comentários:
Concordo com você.
Mas para ser sincera, acho que jornalismo e publicidade se completam, cada um na sua área.
Gostei da linha de raciocínio...
*bjoO!
=]
Hummmm..num sei pq...
Postar um comentário